Este blog é destinado àqueles que necessitam de terapia psicológica pastoral: Pneumaterapia. Um trabalho realizado por alguém licenciado em Psicologia, com conhecimento não só da alma humana; mas, também, da Palavra de Deus e do espírito do homem. Juntos na sala de seu consultório o Rafael e o Espírito Santo de Deus trabalham a fim de trazer restauração no corpo, na alma e no espírito do indivíduo, levando-o a viver uma vida plena.



domingo, 12 de junho de 2011

DEUS TINHA UM PLANO

     Era o ano de 1991, eu estava no 3º ano da Faculdade de Psicologia. Naquele mês, Setembro, algo chamou-me muito a atenção: uma palavra audível de Deus! Ele dissera: "Você não será psicólogo!" - Confesso que esta palavra me surpreendeu muito. Como não seria psicólogo estando já no 3º ano? Por que então não havia me dito isto antes de entrar para a faculdade? Tudo isto eu perguntava a mim mesmo e dizia isto a Ele, Deus. O Senhor, no entanto, não voltou a falar deste assunto e, aparentemente, fiquei sem respostas.O tempo passou e eu me formei. Eu achava que não seria psicólogo literalmente. Acreditava que trabalharia em outra coisa. Mas, não! Deus tinha um plano!

     No passado eu havia prestado concurso para o TRT - 15ª região como Técnico Judiciário. Na semana do resultado tive um sonho: eu entrava na sede do TRT e avistava uma placa dizendo que havia nota de corta para a cidade de Campinas. Procurava na listagem pelo meu nome e onde estava meu nome havia sido colocado uma tarja preta, como se fosse uma fita isolante, e o nome que ficou no meu lugar era Ronnie Adams. Ao acordar "fiquei desconfiado" do resultado do concurso. Três dias depois fui ao TRT para averiguação.  Entrando na sede do TRT avistei uma cartolina escrita em cor vermelha: Campinas teve nota de corte.  Isto me lembrou algo! Fui procurar na listagem minha classificação. Fiquei surpreso mais uma vez. Entre meu nome e o último classificado havia uma tarja preta. E o mais incrível aconteceu, pois o nome acima do meu era, exatamente, o mesmo do sonho: Ronnie Adams.  Saí dali com lágrimas nos olhos. Eu tinha passado no concurso mas fui tirado dele por ordem de Deus.  Deus tinha um plano!
    
     Agora o ano era 1992, mês de Setembro, estava a pouco tempo de minha formação no curso de psicologia. Apareceu em minha casa um rapaz que eu havia conhecido na igreja. Ele ficou sabendo que eu era estudante de psicologia e pediu para que eu o atendesse. Eu expliquei com toda educação que isto não seria possível pelo fato de ser ainda estudante. Ele afirmou que isto não seria problema. Mas eu disse que era problema sim. Ele continuou, desesperadamente, argumentando. Dizia que precisava de alguém com conhecimento em psicologia mas que não a entendesse como os psicólogos viam, entendiam. Gostaria que a psicologia oferecida fosse com o conhecimento de Deus. Dizia ele: "você tem o conhecimento de Deus e estudou psicologia. Você é a pessoa certa para me ajudar." Daí para frente ele contou-me que havia tentado tratamento psicológico algumas vezes e que o psicólogo não conseguia entender seu conflito porque ele não entendia nada sobre Deus. E, caso continuasse a falar de Deus, seria taxado de "louco". A verdade é que ele insistiu muito e, depois de eu negar com todas as letras, não tendo mais saída e tomado pelo sentimento de piedade, disse que poderíamos tentar e que ficasse bem claro a ele que eu não era psicólogo ainda e que pela lei não podia fazer atendimento algum. Ele disse estar de acordo e aceitava.  Na verdade eu estava aflito e ele muito feliz. Eu estava com medo e ele muito satisfeito e seguro de tudo. Deus tinha um plano!

     Em 1996 começo do ano fui visitar a Igreja Renascer em Cristo. Era uma terça-feira a noite. Já era aproximadamente 22h e a pastora da igreja chamou todos a frente para receber uma unção com óleo. Para mim, aquilo era estranho e novo ao mesmo tempo, pois vinha de uma formação de igreja, Igreja Cristã Maranata, onde nada disso era ensinado. A verdade é que eu era praticamente o último da fila e aquela pastora quando olhou dentro dos meus olhos e colocando a mão com óleo sobre minha testa, disse: " Meu irmão, você sabia que tem a unção pastoral?"  Eu respondi - Sim! Sabia.  Era verdade. Eu sabia mesmo, pois ainda na Maranata Deus havia usado um pastor para me dizer que seria separado para o ministério. Eu me lembrava que de tempo em tempo, desde 1986, agora já estávamos em 1996, eu sempre sonhava que estava tratando pessoas e expulsando demônios. Mas a minha igreja da época não ensinava nada disso e eu aguardei tudo em silêncio.  Deus tinha um plano!
     Fui pra casa naquele dia bem pensativo. A noite sonhei que Deus falava comigo e dizia: "fique nesta igreja pelo tempo que eu determinar. Como prova de que Sou Eu quem fala contigo, você receberá em 7 dias um convite da pastora e deve aceitar."  Fiquei em paz. Na próxima terça-feira fui novamente a igreja e aquela pastora havia chegado mais cedo e quando me viu disse assim: "Eu quero que você fique responsável pelo trabalho de aconselhamento da igreja, por telefone, o S.O.S da Vida, como você é psicólogo não terá dificuldade alguma nisso. Também gostaria que fosse a São Paulo para um treinamento para que o S.O.S fosse no mesmo padrão."  Naquele dia cumpriu-se a palavra do Senhor dada a mim em sonho. A pastora pediu que eu a acompanhasse até sua sala. Lá chegando me presenteou com um livro chamado "Psicologia Cristiana" da autora Rita Cabezas, de San José, Costa Rica. Este seria o segundo livro que teria acesso falando sobre uma psicologia cristã. O primeiro foi "Más allá de la Psiquiatría" do Dr. Abraham Genis e Lic. Miguel Angel Brun.  Deus tinha um plano!

     Na semana seguinte fui a São Paulo como enviado da pastora Lenice Lemos. Ali fui recebido pela pastora Mírian S. Pinheiro. Ela estava trabalhando na revisão de um livro traduzido do espanhol, Desmascarado, de Rita Cabezas. Ela me orientou como psicólogo a ler este livro pois também era de uma psicóloga que estava trabalhando em consultório com uma psicologia ligada ao lado espiritual.  Deus tinha um plano!
   
     Não sei como vocês entendem, mas a bíblia está repleta de orientações de Deus a pessoas, via sonhos. Por exemplo: foi em sonhos que Deus apareceu a José dizendo-lhe que recebesse Maria como sua mulher pois o filho que esperava era gerado pelo Espírito Santo. A mim, Deus apareceu em sonho, logo depois destes ocorridos e, estendeu a sua mão e tocou-me nos braços e instantaneamente meus braços ficaram brancos como a lâmpada fluorescente. Disse-me que pela manhã ao acordar deveria tocar com minhas mãos tudo que tivesse naquela sala (quarto). Onde houvesse consagração ou demônios, iriam sair. Depois eu iria ler 3 livros e estaria pronto para começar o trabalho. Disse-me ainda que, não deveria temer por nada, pois, sempre que necessitasse, Ele viria a mim para explicar. 
     
     Por mais que o texto tenha ficado longo achei por bem mostrar a vocês como Deus trabalha no silêncio para cumprir seus propósitos.  Ele havia me dito em 1991 que eu não seria psicólogo. Como vim saber mais tarde o nome do tipo de trabalho que realizo não é psicólogo e sim Pneumatólogo. Logo, eu não sou e nunca fui Psicólogo. Apenas me formei no curso de Psicologia da Puc Campinas. Desde 1986 me orientava em sonhos num trabalho com libertação. Já em 1996 me ungiu com óleo e deu a ordenança descrita acima. Assim sendo, gostaria de incentivar a vocês, meus irmãos em Cristo, a confiar no Deus que Criou todas as coisas, pois Ele tem um plano em sua vida. Para alguns seja em curar, para outros seja em pastorear. Gostaria que tomassem como exemplo o caso descrito, por isso usei o termo propositadamente: Deus tinha um plano!  E seu plano foi conduzir tudo para que não fosse psicólogo e sim pneumatólogo. Para isto usou de sua sabedoria para me conduzir em caminhos que me levasse a ter tal entendimento. Aos poucos foi me colocando diante de pessoas e "novos ensinos" como os livros citados, para assim, me dar base "científica" do trabalho a ser realizado.
     O que Deus tem prometido a você? O que Deus tem dito a teu respeito? Que sinais Ele tem dado? Descanse no Senhor e Ele certamente conduzirá todas as coisas e dará o devido cumprimento de suas palavras, pois as escrituras dizem: "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." Isaías 55:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário