Este blog é destinado àqueles que necessitam de terapia psicológica pastoral: Pneumaterapia. Um trabalho realizado por alguém licenciado em Psicologia, com conhecimento não só da alma humana; mas, também, da Palavra de Deus e do espírito do homem. Juntos na sala de seu consultório o Rafael e o Espírito Santo de Deus trabalham a fim de trazer restauração no corpo, na alma e no espírito do indivíduo, levando-o a viver uma vida plena.



sábado, 28 de maio de 2011

Um Gestor para nossas emoções: O Espírito do Homem!





Provérbios 20:27
espírito do homem é a lâmpada do Senhor, e vasculha cada parte do seu ser. 

  
          Quando falamos de Pneumaterapia estamos falando de entender o procedimento do homem espiritual. Poucos crentes, evangélicos, entendem deste assunto. Por que? Ora, teoricamente seria muito fácil explicar. No entanto é um trabalho árduo explicar aquilo que as pessoas não gostam ou não querem ouvir. Acham que receber a Cristo como seu Senhor e Salvador já basta para terem o Espírito Santo. Isto é verdade! Concordo! Porém, ficam ainda a "mercê" de sua estagnação, debaixo de um controle da alma (controle emocional). Quem escreveu sobre o homem espiritual e o comparou com a alma num belíssimo estudo em 3 volumes foi Watchman Nee. Devo lembrar aos leitores que o autor citado se converteu a época dos estudos de Sigmund Freud, quando lançou em 1911 o famoso livro: Interpretação de Sonhos. Na década de 20 foi escrito o Homem Espiritual. Hoje em dia, com tantos recursos e, principalmente, o acesso a informação via internet, ainda, muitos servos de Deus são leigos e ignorantes no assunto do homem espiritual. A culpa, porém, vem dos próprios pastores que não ensinam. Mas como ensinar o que não se sabe? O apóstolo Paulo sabia e conhecia sobre o homem espiritual. Em seus escritos ele o chama de homem interior. Por exemplo: em Romanos 8:14-16 diz que o Espírito de Deus quer nos dirigir em espírito e que o mesmo Espírito de Deus testifica que somos filhos de Deus. Preste atenção, sempre que nas Escrituras acorre Espírito com "E" maiúsculo se refere ao Espírito Santo de Deus. Em contrapartida, sempre que aparece com "e" minúsculo, diz respeito ao espírito do homem. Em Tessalonicenses 5:23 diz: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."
        
          Como já ficou dito em "Da Psicologia à Pneumatologia" creio eu que a pneumatologia é o aperfeiçoamento da psicologia moderna; pois, assim como o microcomputador absorveu a máquina de escrever, a pneumatologia absorve a psicologia. Tudo que estudamos relacionado ao comportamento humano chamamos de psicologia. Tudo que se estuda em psicologia mas que não é considerado experimental/empírico ou científico (se alguém seguir os mesmos passos rigorosamente em qualquer parte do globo terrestre chegará ao mesmo resultado); agora, não se podendo "ver e tocar" e que considere além do físico ou matéria, como os milagres e os assuntos chamados sobrenaturais, chamamos de psicologia metafísica. Aqui podemos classificar a Pneumaterapia, o conhecimento psicológico do homem unido ao conhecimento do espírito humano do homem. A ciência ainda entende o homem dualista, corpo e alma; já a bíblia ensina que Deus fez o homem espírito, alma e corpo. Não é dicotomia e sim Tricotomia.

          Diagnósticos psicóticos, quando uma pessoa vê ou escuta vozes ou conversa com pessoas que somente elas veem e ouvem,  são tratadas na psicologia/psiquiatria como distúrbios psicóticos, por exemplo, depressão psicótica. O profissional nunca considera neste caso uma ação espiritual.  Acontece que, ainda que suspeite de uma ação espiritual, ele não poderá fazer nada. Ficará totalmente impotente.

          Já a Pneumatologia ou Pneumaterapia, ao constatar casos assim, suspeitará de ação demoníaca e não ficará impotente diante destes fatos, pois terá autonomia, autoridade e conhecimentos no mundo espiritual para atuar contra estes sintomas ou forças espirituais. Ainda assim considerará todo o aparato emocional na vida da pessoa e a ajudará a se restabelecer. Com ação e atitudes tais nestes casos, o profissional será visto com conhecimento metafísico, adepto da metapsicologia ou ainda pneumatologia (estudo de tudo aquilo que está entre Deus e os homens, incluindo anjos e demônios).

          

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário