Este blog é destinado àqueles que necessitam de terapia psicológica pastoral: Pneumaterapia. Um trabalho realizado por alguém licenciado em Psicologia, com conhecimento não só da alma humana; mas, também, da Palavra de Deus e do espírito do homem. Juntos na sala de seu consultório o Rafael e o Espírito Santo de Deus trabalham a fim de trazer restauração no corpo, na alma e no espírito do indivíduo, levando-o a viver uma vida plena.



quarta-feira, 23 de março de 2011

Os Benefícios da SAUDADE

     Hoje gostaria de falar um pouco sobre a saudade. Garanto que este tipo de sentimento todos nós conhecemos bem. Parece que este sentimento tem uma conotação negativa dentro de nós, não é mesmo? Sempre ouço as pessoas falando que estão sofrendo por sentir saudades. Como ninguém gosta de sofrer... entendo que isto é uma reclamação e não uma aclamação.

     Sentir saudade é benefício para você e não um malefício. Embora a sensação seja de tristeza e dor ela é ganho para o emocional quando bem explorada. Gostaria de "ensinar" você a explorar os benefícios da saudade. Para isto darei um exemplo:

                    Meu filho de 9 anos neste domingo às 23h e 55min. me acordou dizendo que estava muito triste e com saudade do tempo da creche. Ele ficou na creche dos 3 aos 6 anos. Precisamente nos dois últimos anos ele curtiu demais. Quando ele comentou isto, lembrei-me de dias atrás da mesma reclamação. Veja, estou dizendo que esta lembrança dele soou como reclamação. É como disse acima: parece que este sentimento tem uma conotação negativa dentro de nós! Eu disse a ele se não poderíamos conversar depois que chegasse da escola porque pela manhã eu tinha atendimento e queria dormir. Mas ele insistiu em comentar sobre a dor dizendo que dava vontade de chorar.
                
                   Amigos leitores, nestes momentos, precisamos aproveitar a oportunidade e na hora. Então decidi explorar aquele sentimento. Comecei perguntando como era o sentimento? A primeira resposta foi: "Papai, deixa pra amanhã, eu não quero te atrapalhar. Você tem atendimento de manhã!" Eu disse que não tinha problema algum. Insisti para que me contasse o que sentia. De quem sentia saudade, dos coleguinhas, da professora, do parque? A resposta foi sensacional: "Não. Não tenho saudade e nem sinto falta da escola, do lugar. O que eu sinto saudade é dos momentos que vivemos ali. Quando a gente tomava um suco cor de rosa e a gente fazia um brinde. O suco caia no chão..."  Então compreendi que ele sentia saudade é de algo muito bom que ele vivenciou!

                    Disse a ele que tínhamos um dvd da turma e poderíamos assistir. Nos levantamos e assistimos o dvd. Ele chorou bastante. Deixei e estimulei para que colocasse para fora.

         O que trabalhei com aquela aparência de sentimento ruim foi dizer a ele e, permitir que percebesse, pois o que estava chamando de ruim era bom demais. O mesmo acontece com todos vocês. Em muitos momentos, fatos e lembranças que faz chorar, vocês costumam fugir ou comentar como algo ruim, pois faz sofrer. Neste momento só se tem olhos para a dor do coração. E não é assim!

          Cada um tem o direito em aprender a direcionar seus olhos para coisas boas. São nestes momentos de saudade que podemos perceber o quanto a vida nos ajudou a viver coisas boas. Por exemplo: alguém que namorou e viveu dias felizes e guardou as lembranças no coração e passou a acreditar que nunca mais terá um namorado como aquele. É certo isto? Claro que não! Difícil encontrar homens ou mulheres iguais aos namorados passados. Todavia, o importante é valorizar o que viveram. Sofrer com lembranças e passar a acreditar que perdeu aqueles momentos é sofrer por sofrer. Agora, sentir saudade daquilo que trouxe felicidade, é desfrutar da alegria por ter vivenciado esta felicidade.Teus dias serão melhores e felizes! Pois aquele tipo de sentimento vivido ninguém tirará de você! Isto será um bem adquirido e fará parte de sua personalidade.

          Meu filho disse que sentia saudade daquilo que viveu. Ele tinha consciência de que aquele tempo não voltava mais. Assistindo ao dvd ficou claro que o tempo havia mesmo passado.

          Falamos neste blog de assuntos psicológicos e espirituais. Já informamos que existe uma influência e ação de demônios sobre pessoas. A forma utilizada precisa de um direito legal. Comecei a desconfiar que meu filho estava sofrendo um ataque deste tipo. Hoje comecei a pesquisar o assunto. Descobri qual fora o direito legal utilizado para trazer dor e procurar marcar negativamente sua vida. Ele é nascido em 30 de Janeiro. Aqui no Brasil este é o dia oficial da Saudade! No caso dele não é coincidência!

          A palavra saudade vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar". Entendam, portanto, que esta definição de saudade aplica-se por influência à saúde e saudar. Isto, por si só, já é algo a ser explorado pelos demônios em afetar tua saúde. Ele vem com uma saudação em forma de lembrança por saudade e com finalidade de afetar sua saúde. É fácil compreender que uma pessoa exposta a este tipo de ataque poderá ter sua personalidade alterada. Seus olhos são afetados para enxergar tais saudades como algo ruim, experiência ruim. Isto poderá permitir que a pessoa passe a evitar ou a desconfiar de relacionamentos. Para não sofrer no futuro com a saudade ela passa a evitar a experiência de ser feliz através do apego a relacionamentos. 


          Segundo a lenda estes sentimentos vem do Brasil Colônia quando os portugueses passaram a se sentirem sozinhos e sofrerem por solidão. Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está directamente ligada à tradição marítima lusitana. (Saudade - Wikipédia).


          Uma pesquisa entre tradutores britânicos apontou a palavra "saudade" como a sétima palavra de mais difícil tradução.


          Lembro-me de quando estava no 3º ano de Psicologia um professor pediu licença e solicitou ajuda de alunos para auxiliá-lo numa pesquisa. A função do auxiliar (aluno), seria entrevistar pessoas  perguntando sobre lembranças de fatos marcantes ocorridos em sua vida e qual efeito causara. Ou seja, de como afetara sua vida emocional!


         Permitam que as lembranças em suas vidas sejam comemoradas como algo que acrescentou. Procurem lembrar-se de como eram antes de tais experiências e o que se tornaram depois delas. 


                    "Alegremo-nos também por nossas dificuldades, porque sabemos que as dificuldades produzem resistência, resistência produz caráter, e caráter produz esperança; e essa esperança não nos decepciona, porque o amor de Deus por nós já foi derramdo em nosso coração, pelo Espírito Santo que nos foi outorgado."  Romanos 5:3-5






      

Nenhum comentário:

Postar um comentário