Este blog é destinado àqueles que necessitam de terapia psicológica pastoral: Pneumaterapia. Um trabalho realizado por alguém licenciado em Psicologia, com conhecimento não só da alma humana; mas, também, da Palavra de Deus e do espírito do homem. Juntos na sala de seu consultório o Rafael e o Espírito Santo de Deus trabalham a fim de trazer restauração no corpo, na alma e no espírito do indivíduo, levando-o a viver uma vida plena.



domingo, 20 de março de 2011

A Máquina de escrever X O Computador Office - Parte 2 -

     A Bíblia ensina: "Ninguém corta uma tira de um casaco novo e a costura em um velho; se o fizer, não apenas o novo continuará a rasgar, como também a tira cortada do novo não servirá no velho. Além disso, ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho novo arrebentará a vasilha e será derramado, e também a vasilha estragará. Ao contrário, vinho novo deve ser colocado em vasilha recém-preparada. E, depois de beber o vinho velho, as pessoas não desejarão o novo, porque dirão: "O velho é bom o suficiente".  Lucas 5:36-39


     Gostaria de enfatizar nesta segunda parte a máxima da psicologia: diversidade de sentimentos, porém, cada sentimento é vivido por vez!  É claro que, uma pessoa aprisionada há anos está acostumada com seus traumas e sua vida pífia. Acontecendo uma mudança, uma tomada de decisão, uma ruptura com o presente aprisionamento, fará com que esta pessoa viva e experimente diversidade de sentimentos. Ora sentirá orgulho de si mesma, ora sentirá medo, além de uma pitada de nostalgia. Estes sentimentos farão com que a pessoa questione se tomou a decisão correta e se valerá a pena mantê-la. É aceitável estes sentimentos, estas perturbações. Por outro lado, devemos ressaltar o versículo Bíblico citado acima: vinho novo deve ser colocado em vasilha recém-preparada (Lc 5:38). Compreendem o que estou dizendo? É normal, faz parte da cura das feridas da alma o questionamento e confrontos entre diversidades de sentimentos. Nos primeiros dias os confrontos serão exaustos. Com o passar dos dias e chegando os meses, esta diversidade de sentimentos começarão a repousar e cada uma volta a seu lugar. Isto fará com que a pessoa passe a viver dias felizes. O velho ficará para trás e os novos sentimentos farão com que a pessoa se sinta feliz. Claro que isto variará de pessoa para pessoa. A notícia boa é que tudo ficará bem e você crescerá emocionalmente. Velho com velho, Novo com novo.  Será impossível a esta pessoa viver o novo e lembrando-se do velho. O começo será assim mas depois somente o novo terá lugar. O velho precisará sair.

     Neste momento é possível que a pessoa precise fazer algo! Caso o confronto seja bastante evidente e a dor seja quase insuportável, você deve aprender a fazer o seguinte:
        
          1) Fique a vontade em seu quarto ou em um lugar onde não poderá ser interrompido.
          2) Traga à lembrança que está dentro de você sobre os fatos ou sobre a pessoa que a faz sofrer.
          3) Diga tudo no presente do indicativo: eu te amo, você escolheu, eu escolho, etc.
          4) Abra teu coração e dê vazão as suas emoções.

     Não tenha medo de chorar e de se permitir  ser "fraca" ou ainda de reconhecer que sente falta e gosta da pessoa apesar de tudo que aconteceu ou apesar da decisão que ela ou você tenha tomado.

     Assim, abra o coração e se exponha e diga, por exemplo: "sabe fulano, eu fui feliz estes anos todos a teu lado. Mas eu não podia permitir mais a continuidade deste tratamento que dá a mim. Tomei a decisão e não quero e não vou voltar atrás. Eu libero tua vida. Vá e seja feliz porque eu quero ser feliz e serei. Foi bom enquanto durou. Agora acabou! Vá!"

    Ou ainda: "Chega! Não aguento mais viver esta dor. Eu tentei. Talvez você não aceite e não entenda que me faz sofrer. A verdade é que você me faz sofrer. Até hoje eu aguentei. Tomei a decisão de não aguentar mais. Eu reconheço que te amo e até sentirei tua falta. Eu não posso mais viver neste aprisionamento. Sempre lutei pelo amor. Não desisti do amor. O amor existe e todos poderão usufruir dele. Para mim bastou! Siga tua vida. Não desejo teu mal, ao contrário, desejo teu bem. Vá agora! Eu permito que vá agora. Eu escolho seguir minha vida e procurar minha felicidade. E Jesus me abençoará!"

     Agindo desta forma você estará assumindo controle do teu emocional. Pedindo a ajuda e aceitando a companhia de Jesus a teu lado, você estará também agindo no mundo espiritual. Logo, teu emocional e teu espiritual estarão sob controle. Isto evitará aqueles descontroles ou tentativas de suicídio. Ainda evitará que demônios passem a controlar você através destes sentimentos dentro de você. Também colocará fim aos sentimentos exagerados de pesar, dor, angústia, tristeza, etc. Ah! vale lembrar que estas palavras que dei como exemplo devem ser declaradas em voz audível. Ou seja, você deverá falar em voz alta toda esta conversa com você e seus pensamentos e lembranças.

     Espero ter deixado as coisas mais fáceis! Um abraço a todos!

OBS: Ah! Gostaria de dizer que os sentimentos "velhos" remetem à máquina de escrever. Já, os sentimentos "novos" remetem ao editor de texto, Office!  Vida Nova, Sentimentos Novos - Vida Velha recheada de Sentimentos que querem eclodir, aparecer, mas não tendo forças para tomar decisões - viram sintomas de doenças emocional. Sentimentos Novos serão vitalizados com decisões novas. Isto é a tecnologia do computador. Foi a comparação que quis fazer. Espero que tenham entendido tudinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário