Este blog é destinado àqueles que necessitam de terapia psicológica pastoral: Pneumaterapia. Um trabalho realizado por alguém licenciado em Psicologia, com conhecimento não só da alma humana; mas, também, da Palavra de Deus e do espírito do homem. Juntos na sala de seu consultório o Rafael e o Espírito Santo de Deus trabalham a fim de trazer restauração no corpo, na alma e no espírito do indivíduo, levando-o a viver uma vida plena.



domingo, 20 de março de 2011

A Máquina de escrever X O Computador Office

     Bom Dia a Todos!

     Gostaria de compartilhar com vocês este tema: A Máquina de escrever versus O computador Office.  Parece estranho, concordo; no entanto, tudo se encaixará. Aguardem!

     Tenho certeza de que muitas pessoas viveram anos e anos de suas vidas em um tipo de aprisionamento. O que seria isto? Vejam, tem muitas pessoas que se casaram e casaram mal. Porém, pelo amor que ainda a impulsiona a acreditar em uma mudança, mudança esta que há anos não aconteceu e não acontecerá. Faz com que ainda acredite. Os anos passam-se rapidamente e ao olhar para trás anos, muitos anos se passaram. Isto é muito parecido com uma caso de anos atrás que saiu no Jornal Nacional da Globo: um homem ficou preso por 30 anos. Seu mundo fora a prisão e tudo "lá de fora" ficou muito distante do seu dia a dia. Quando ficou livre da prisão não conseguiu encarar este mundo novo. Tudo estava diferente demais. Este homem chegou ao ponto de voltar as escadarias da delegacia e pediu ao delegado que o mandasse de volta a penitenciaria. O delegado disse que não podia fazer isto. Este homem não conseguia e não tinha forças para a re-adaptação de sua vida. Para ele o melhor era voltar àquele mundo de prisão. Ali ele sabia o que acontecia no dia a dia. Ali este estava acostumado. Ali ele sabia o que seriam os dias. Não havia surpresas! Era o dia a dia conhecido, um dia a dia da prisão. Como não conseguiu convencer o delegado a prendê-lo novamente foi até o metro e assaltou uma pessoa qualquer. Para sua felicidade ele foi conduzido a delegacia e falou com alegria: "aqui é o meu lugar. Aqui é meu lar!"

     Entendam, muitos de vocês não são diferentes deste homem. Para este homem a cadeia era real mas para vocês a cadeia não é real. Mas ainda é cadeia, ainda é aprisionamento. No caso do casamento que citei acima, a pessoa procurava acreditar a cada dia que haveria uma mudança mesmo sabendo que não iria acontecer porque nos últimos anos nada de concreto aconteceu. O que estou falando aqui é apenas um exemplo dentre muitos. Estou usando o termo casamento, poderia ser trabalho, profissão, família, relacionamentos ou qualquer um outro.

     A Bíblia nos ensina que Deus nos chamou para sermos livres. Em João 8:32 diz: "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertarás." Já no versículo 36 diz: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."

     Como você bem sabe tomar decisão difícil não é fácil! É uma escolha! No entanto, parece que não é uma escolha. Parece que, escolher ficar onde estamos e nos sujeitarmos a vivermos este "inferno" é uma imposição dada a nós mesmos e, por incrível que pareça, é dada por nós mesmos. Isto nos faz adoecer lentamente. Tudo que é feito lentamente não percebemos o seu mal. Quando, por um tratamento ou uma crítica pessoal sobre nós mesmos, percebemos que estamos aprisionados e acostumados a sofrer e, pior, achamos que não podemos fazer mais nada. Tiramos de nós mesmos a decisão em aceitar e acreditar que podemos ser livres. Mas é difícil pensar em liberdade quando temos a sensação de não sabermos o que é liberdade. Afinal, nossa consciência nos faz acreditar que sempre estivemos presos.

     Aquele homem que ficou preso por 30 anos não conheceu o computador que conhecemos hoje. Não conheceu o programa Office da Microsoft ou o OpenOffice editor de texto. Para ele ao pensar em escrever algo lhe vem a mente a máquina de escrever. Escrever carta ou um texto qualquer para ele é sempre feito na máquina de escrever. Mas, para aqueles que acompanharam a liberdade de escolhas e se permitiram evoluir, hoje escrever um texto lhe vem a mente o editor de texto de um computador. É muito melhor o computador. Alguém aqui trabalhou com máquina de escrever? Lembram-se quando errávamos uma tecla? Precisávamos de um "branquinho" para apagar. E quando a fita acabava? alguém de vocês conseguiam trocar a fita da máquina de escrever sem se sujar todo de tinta preta ou vermelha? Agora, pensem bem: ao usarmos o editor de texto, como este que estou usando agora, você acha que digitei tudo sem errar nada? Claro que não! Errei! O que fiz para arrumar o texto? Apenas dei dois toques seta para a esquerda ou apertei a tecla delete. Ainda temos o corretor ortográfico!  Que coisa boa não é mesmo?

     Escolher não fazer nada e deixar a situação como está é a mesma coisa de continuar escrevendo as linhas de sua vida através da máquina de escrever. A qualidade não é boa por melhor que usemos boas fitas e boas borrachas. Todavia, escolher mudanças, tomar decisões difíceis, é comparado a passar a escrever as linhas de sua vida através do editor de texto. Se errar será fácil corrigir. A qualidade do trabalho é excelente! Podemos mexer a vontade no texto e visualizar mudanças. E, não concordando com a mudança, bastará apertar a tecla para voltar ao estágio anterior. Muito fácil!

     Imagina você usando desta liberdade? Imagina você usando desta qualidade excelente de vida? Imagina poder escolher não tendo medo de errar e, acima de tudo, nunca estando sozinhos? Pois temos o direito de termos a companhia de Jesus Conosco até a consumação dos tempos!

     Faça a tua escolha: continuar seguindo em frente e se permitindo tomar decisões difíceis e caminhar rumo a liberdade sem medo. Ou, escolher a vida velha bem conhecida, retrógrada, cheia de teias de aranha, obsoleta, sem vida e envelhecida.

     Escolha a novidade de vida. Escolha o que Deus preparou para você! Escolha não adoecer lentamente sem perceber o mal em você. Escolha viver assumindo suas responsabilidades e a administrar sua vida sem o engôdo de pais, irmãos, esposo(a), familiares, amigos, colegas, etc. Escolha agir com Jesus e tendo a ajuda dEle. Tudo será mais fácil. Pode acreditar: eu sei do que estou falando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário