Este blog é destinado àqueles que necessitam de terapia psicológica pastoral: Pneumaterapia. Um trabalho realizado por alguém licenciado em Psicologia, com conhecimento não só da alma humana; mas, também, da Palavra de Deus e do espírito do homem. Juntos na sala de seu consultório o Rafael e o Espírito Santo de Deus trabalham a fim de trazer restauração no corpo, na alma e no espírito do indivíduo, levando-o a viver uma vida plena.



sábado, 28 de maio de 2011

Kenneth E. Hagin é a favor da Pneumaterapia/Pneumatologia

          Kenneth E. Hagin  em seu livro "CURSO DE ESTUDOS DA FÉ BÍBLICA" produzido por Graça Editorial, na página 51 diz:

                             "O mesmo é válido com respeito ao "homem encoberto", conforme o espírito humano é chamado em 1 Pedro 3.4 (ARC).
                             Seu espírito humano é de fato seu "eu verdadeiro" porque é a sua parte que é eterna. O homem interior, seu espírito, é chamado de homem encoberto. O homem encoberto está oculto para o homem natural ou físico. O homem natural não necessariamente quer se submeter ao homem interior (Rm 8.7), mas de fato o homem interior é o seu "eu verdadeiro".
                              Realmente os crentes precisam de uma nova psicologia que vá além da mente do homem. Deveríamos chamá-la de "espiritologia", porque a psicologia somente trata com a operação da mente humana através dos sentidos físicos. Os livros de psicologia tem sido constantemente mudados porque são baseados no conhecimento humano natural e em teorias humanas. Por outro lado, a "espiritologia" seria um estudo do espírito humano.
                            Em Romanos 7.28 o espírito humano é chamado de homem interior. O verdadeiro homem é o espírito; ele possui uma alma; e ele habita num corpo. Com seu espírito o homem contata a dimensão espiritual, com a sua alma ele contata a dimensão intelectual e emocional, e com seu corpo ele contata a dimensão física."

          Já na página 47 ele diz:
                            
                              "O Homem é Um Ser Espiritual:  O espírito do homem é o seu coração. Sabemos que o homem é um espírito. Sabemos que como um ser espiritual o homem está na mesma categoria de Deus. É assim pois ele foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.28; Jo 4.24).
                               O homem não é um animal. Algumas pessoas gostariam que crêssemos que o homem é apenas um animal. Se fosse verdade, não seria um crime matar um homem e comer sua carne assim como não é um crime matar uma vaca e comê-la! O homem possui um corpo físico no qual agora habita, mas não é um animal. Ele é muito mais do que mente e corpo. O homem é um espírito, ele possui uma alma e ele habita num corpo. Isto o diferencia dos animais. Algumas seitas ensinam que no livro de Gênesis, na língua hebraica original, a Palavra de Deus fala a respeito das almas dos animais. E concluem que, se os animais tem almas assim como as nossas, quando alguém morre, fica morto como um cachorro morto.
                              É verdade que os animais tem almas, mas eles não são espíritos. Não temos definido corretamente nos círculos cristãos as palavras espírito, alma e corpo. Não há nada nos animais que os assemelha a Deus. Mas Deus tomou algo de si mesmo - seu Espírito - e colocou dentro do homem. Deus fez o corpo do homem do pó da terra e soprou o fôlego da vida em suas narinas (Gn 2.7).
                              Isto não quer dizer que Deus é um homem e que respira para sobreviver. A palavra traduzida por "fôlego" neste trecho, no bebraico é "ruach", e significa sopro, vento ou espírito, e é traduzida por Espírito Santo muitas vezes no Antigo Testamento. Deus é Espírito, e assim, Ele tomou algo de Si, do Espírito, e colocou-O no homem. No momento em que ele assim o fez, o homem se tornou alma vivente. Ele passou a ter auto consciência. Os animais tem alma porque a alma é composta por intelecto, vontade e emoções. Os animais tem certos atributos intelectuais, emocionais e volitivos, no entanto, tais atributos são baseados em sua parte física, e assim, quando morrem, fisicamente, deixam de existir.  Mas as nossas almas - nossos atributos emocionais, intelectuais e volitivos - não estão baseados no âmbito físico, mas no espiritual, pois quando o corpo está morto, esses atributos permanecem."

          Nestas linhas acima fica claro o ponto de vista deste grande autor, a quem Deus muito usou e tem usado por tudo que deixou escrito, uma vez que não se encontra mais em nosso meio, pois partiu para glória a encontrar-se com o nosso Senhor. No texto ele usa a expressão "espiritologia"  mas confessemos, em nosso Brasil onde tudo é entendido do ponto de vista espírita e sob ótica exotérica, fica difícil conceituar um psicólogo que trabalha com conceitos do homem espiritual de "espiritólogo" sem antes confundi-lo com coisas espíritas. Todavia, não podemos desistir de termos um conceito sincero e honesto, pois é justo diferenciar o profissional licenciado em psicologia mas com formação em Pneumatologia (espiritologia, segundo Kenneth E. Hagin) ou seja, com conhecimentos da alma do homem (psicologia) e conhecimento sobre o espírito do homem (pneumatologia).
          É desta forma que o tratamento se torna eficaz, pois aquilo que for relacionado com emoção, entendemos do ponto de vista da psicologia; aquilo que for relacionado com psicologia metafísica, entendemos do ponto de vista da pneumatologia. Unindo o conhecimento natural e sobrenatural discerniremos bem todas as coisas, conforme ensina o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 2.

          Saudação a todos!

        

Um comentário: