Este blog é destinado àqueles que necessitam de terapia psicológica pastoral: Pneumaterapia. Um trabalho realizado por alguém licenciado em Psicologia, com conhecimento não só da alma humana; mas, também, da Palavra de Deus e do espírito do homem. Juntos na sala de seu consultório o Rafael e o Espírito Santo de Deus trabalham a fim de trazer restauração no corpo, na alma e no espírito do indivíduo, levando-o a viver uma vida plena.



domingo, 12 de junho de 2011

Padrão de Comportamento

     Padrão segundo o dicionário é:
                                       1-Modelo a ser seguido; exemplo a ser copiado.
                                       2-Regras de execução de um produto.
                                       3-Classificação; grau;gabarito.
                                       4-Modelo oficial de medida.
                                       5-Modo regular ou lógico de agir.
                                       6-Estampas de um tecido

     Pois bem, o que estamos querendo dizer é que desde nossa meninice, aprendemos determinados tipos de comportamento que passamos a seguir ainda que inconscientemente.  Isto é que chamamos padrão! Por isso, neste texto, a primeira definição de padrão é a que nos serve. "Modelo a ser seguido; exemplo a ser copiado." Você pode prestar atenção em padrão que você segue e, garanto, que determinados tipos de padrão você mesmo não aceita e gostaria de ficar livre dele. Escrevo este texto para lhe ajudar!
     O exemplo que vou usar é básico porque diz respeito a forma como escolhemos nosso companheiro(a). Você já prestou atenção em como foi sua primeira namoradinha na pré-escola? já percebeu que depois você foi usando um mesmo padrão de gosto e como estes determinados tipos característicos de pessoas lhe passaram a chamar atenção? Isto é padrão! Sem perceber você estabeleceu uma regra dentro de você e passou a seguir.  Acontece que esta regra nem sempre conseguimos executar. Nem sempre namoramos a pessoa que idealizamos. Na verdade este ideal fica na fantasia. Estou me referindo a satisfação que temos quando podemos ter acesso àquele tipo de pessoa que de fato nos agrada. Você está bem familiar com a expressão "Quem ama o feio bonito lhe parece!"  Veja, não é uma pergunta, é uma afirmação. Pois, de fato, quem ama o feio, bonito lhe parece.
     Vamos a exemplo: uma pessoa A, está feliz por namorar B. No entanto, A se entristece as vezes em perceber que se sente atraída por determinado tipo de homem/mulher.  Ela pensa, pensa e pensa, chegando a conclusão que o namorado não merece ou que não há motivos para se sentir atraída por outro. Também fica claro que esta atração não implica em desejos de posse, apenas é gostoso olhar para determinado tipo de pessoa e admirar a beleza ou comportamento. Isto nos alegra por momentos e nos entristecem depois, mas logo passa.
     Em Pneumaterapia sempre consideramos a ação de Deus, do Espírito Santo e damos a pessoa o devido ensino sobre Deus. Se a pessoa está casada com alguém e passeando pelo corredor do shopping consegue perceber ao longe "alguém interessante" ficará constrangida, certamente. Porém, se faz necessário ser sincero diante de Deus e colocar o assunto diante de Deus. Por exemplo: "Deus, tenho percebido que há muito tempo determinado tipo de pessoa me chama a atenção.  Eu não sinto vontade em deixar minha companheira mas fico constrangido com esta situação. Gostaria de dizer ao Senhor Deus que, o tipo de pessoa que me atrai, é: (aqui você deve dizer o tipo físico que você aprendeu desde criança a gostar e que, provavelmente, não pertence ao atual companheiro(a).)" Em seguida, continue dizendo a Deus: "Senhor Deus, eu aceito RENUNCIAR este padrão de comportamento que aprendi desde criança. Eu ACEITO em minha vida o PADRÃO que o Senhor Deus me concedeu, ou seja, o tipo de mulher que desejo é a mulher com quem estou casado. Declaro que a partir de hoje o tipo de padrão que aceito em minha vida é o padrão que o Senhor Deus me deu, minha mulher. Por isso declaro que renuncio o padrão que eu mesmo escolhi para amar e gostar e passo a considerar e executar o padrão do Senhor Deus para mim. Assim, o tipo físico (descreva o tipo físico de seu companheiro: cabelos, cor, olhos, cor da pele, comportamento, altura, etc.) passa a ser o meu padrão de beleza e desejos. Como diz a tua palavra "o meu desejo será para o meu marido" ou "o meu desejo será para a minha esposa."
     Fazendo assim você estará submetendo-se ao controle de Deus.  Forças espirituais da maldade não poderão continuar a influenciar você. 

     Aprenda a cuidar daquilo que é seu.


     Fazendo isto perceberá que durante um período de tempo todo teu ser estará limpo e estará amando e percebendo como seu companheiro(a) é belo.  Depois de mais ou menos 3 a 6 meses ou talvez mais, haverá necessidade em colocar novamente diante de Deus e quebrar novamente o padrão. Basta observar quando é que voltou a sentir desejos ou como determinado tipo de pessoa voltou a lhe chamar atenção. Então, é hora de voltar o coração ao Senhor teu Deus e reconduzir teus sentimentos ao padrão que Deus estabeleceu a você: seu companheiro(a).

     "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas, e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo." II Corintios 10:4-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário