Este blog é destinado àqueles que necessitam de terapia psicológica pastoral: Pneumaterapia. Um trabalho realizado por alguém licenciado em Psicologia, com conhecimento não só da alma humana; mas, também, da Palavra de Deus e do espírito do homem. Juntos na sala de seu consultório o Rafael e o Espírito Santo de Deus trabalham a fim de trazer restauração no corpo, na alma e no espírito do indivíduo, levando-o a viver uma vida plena.



domingo, 12 de junho de 2011

DA PSICOLOGIA À PNEUMATOLOGIA

O que está entre a psicologia e pneumatologia? Ora, enquanto a palavra psicologia se desenvolveu em nossa cultura, ganhando status, conteúdo e conotação de tratamento das emoções, vida psíquica; a pneumatologia, conquanto, parece ter ficado esquecida como se não existisse. O que quero dizer é que, pneumologista, está associado a especialização médica, Pneumologia, estudo acerca dos pulmões. Já a palavra em questão, Pneumatologia, é parte da metafísica que trata do espírito humano e de Deus; doutrina que trata dos seres espirituais que ficam entre o Homem e Deus (anjos, demônios, etc.). Ou seja, a psicologia trata da alma do homem, é a ciência que trata dos estados e processos mentais; estudo do comportamento humano ou animal.
O profissional responsável por esta prática é o Psicólogo. Já a pneumatologia trata do espírito humano, espírito do homem. Deus criou o homem em três dimensões: espírito, alma e corpo. O profissional responsável por esta prática é o Pneumatólogo.
Veja, estudo do comportamento humano é diferente de estudo do espírito humano. Por convenção, sempre que falamos de comportamento humano, falamos de psicologia. Sempre que falamos do comportamento humano em relação ao entendimento de Deus e seus atributos, falamos de teologia. E, sempre que falamos do comportamento humano, em suas relações pessoais e interpessoais, bem como, a sua experiência espiritual, falamos de pneumatologia.
Deus se revela ao homem no espírito do homem, ficando como sede das emoções, a alma do homem. Por isso, é importante compreender que, o profissional psicólogo, é aquele que estudou psicologia e está vinculado ao CRP – Conselho Regional de Psicologia. Este, poderá exercer a profissão de psicólogo nos variados campos da psicologia: educacional, empresarial, forense, clínica, etc. Mas não poderá ser um pneumatólogo, por causa da restrição imposta pelo CRP, que proíbe ao psicólogo o uso da psicologia associada a qualquer manifestação espiritual. Já o pneumatólogo além do conhecimento de teologia, o estudo sobre Deus, a partir da Bíblia, ele também precisa ter conhecimento sobre a dinâmica do espírito do homem. De como Deus se relaciona com o homem através do espírito humano e, também, conhecimento sobre psicologia, para assim, entender a dinâmica do psiquismo humano. Uma outra coisa muito importante é o entendimento sobre o que é alma e o que é espírito no comportamento de uma pessoa e sua prática de vida. Pois há um cruzamento natural entre o espírito e a alma. A oscilação natural ora espírito, ora alma, aquilo que é seu e aquilo que vem de Deus, faz parte do próprio crescimento individual. A permanência, fixação, estagnação em qualquer fase deste crescimento, alma x espírito, gera um distúrbio, doença por causa natural, emocional ou espiritual, ou ainda, a soma das duas últimas: emocional e espiritual, podendo ser patológico.
As vezes para o leigo não é fácil diferenciar o significado de muitas profissões, tidas aparentemente, como se fossem a mesma coisa. Por exemplo: você saberia me dizer a diferença entre um Psicólogo, um Psiquiatra e um Psicanalista? Sabemos que o Psicólogo, além de outras atribuições, presta serviços de terapia a quem precisa. O Psiquiatra também oferece a prestação de serviços de terapia. Bem como o Psicanalista presta serviços de terapia. Todos os três usam ou podem usar a teoria psicológica, criada por Sigmund Freud, neurologista austríaco; que consiste fundamentalmente na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de
um indivíduo, com base nas associações livres e na transferência. Como diferenciar o trabalho de cada um? Pois bem, o psicólogo é formado em Psicologia e estudou as diversas teorias sobre a personalidade do homem. Não é médico e não receita remédio algum. O psicanalista estudou as doutrinas de personalidade de seu criador, Sigmund Freud. E, o psiquiatra, estudou medicina e se especializou em psicologia. Claro que estas linhas estão escritas de forma bem genérica, apenas para uma explicação simples e básica sobre a atribuição de cada profissional. O psicólogo trata com conversa; o psiquiatra trata com remédio e um pouco de conversa. e o psicanalista trata apenas por observar a fala do paciente, quase não conversando, interagindo com seu paciente.
Para mim a pneumatologia é o aperfeiçoamento da psicologia. Assim como o computador é o aperfeiçoamento da máquina de escrever! O campo de ação é mais completo (pois atinge o espírito do homem) e o tempo de cura é bem menor, se comparado ao processo de terapia convencional, chegando, as vezes, até a cura instantânea. Ou seja, o paciente sai da sessão curado, livre daquele sintoma, trauma, apego emocional. Entrou “doente” e saiu de “alta”. Tudo por causa do conhecimento sobre o espírito do homem, a manifestação da presença de Deus e o conhecimento sobre o psiquismo do homem.
Na Sala Rafa+El você encontra este profissional de pneumatologia: o homem, o conhecimento do espírito do homem, do Espírito de Deus e a presença do próprio Deus.
Para finalizar, basta dizer que, o profissional deve sempre entender o paciente de uma forma completa. Havendo necessidade, ainda que diagnosticado os sintomas espirituais, para recuperar e trazer alívio a pessoa, deve-se indicar uma consulta com psiquiatra para medicação ou a outro profissional da área médica para a devida medicação. Em outro momento pode-se indicar o afastamento do psiquiatra por causa dos avanços conquistados e por terem os sintomas e distúrbios “desaparecidos”. Tudo, no entanto, com o parecer do próprio psiquiatra ou o médico quem medicou a pessoa.

Um comentário:

  1. Olá Rafael,a paz do Senhor Jesus! Meu nome é Cristina, sou cristã há 6 anos, casada e sem filhos, por enquanto. Tenho 31 anos e sempre me interessei pela área de psicologia. Não pude me formar nessa área, por diversos fatores, mas ainda tenho desejo de fazer ou o curso de Psicologia, ou o de formação em Psicanálise. Meu maior dilema sempre foi saber como aplicar os princípios cristãos dentro dessa área, que eu desejo tanto seguir. Se os psicólogos são proibidos de exercer a pneumatologia, como você disse, então o que te autoriza a exercer essa profissão? Você não corre o risco de ser processado ou coisa do tipo? E,sendo psicóloga ou psicanalista, como eu faria para me tornar pneumoterapeuta/pneumatóloga? Obrigada, que o Senhor continue te abençoando nesse chamado que eu tanto admiro.

    ResponderExcluir