Este blog é destinado àqueles que necessitam de terapia psicológica pastoral: Pneumaterapia. Um trabalho realizado por alguém licenciado em Psicologia, com conhecimento não só da alma humana; mas, também, da Palavra de Deus e do espírito do homem. Juntos na sala de seu consultório o Rafael e o Espírito Santo de Deus trabalham a fim de trazer restauração no corpo, na alma e no espírito do indivíduo, levando-o a viver uma vida plena.



quarta-feira, 30 de junho de 2010

Exemplo 2 - Atendimento Convencional

          S, um brilhante menino de 9 anos, foi levado à sala de emergência pediátrica após sua mãe tê-lo encontrado no banheiro pressionando uma faca contra o estômago. O exame revelou não mais que um pequeno arranhão. Questionada, a criança  contou ao psiquiatra residente que queria morrer porque não desejava continuar vivendo daquela forma. Quando especificamente interrogado, relatou sentir-se triste, mal e irritado a maior parte do tempo, que não achava graça em nada, e que se sentia permanentemente muito cansado. Não tinha dificuldade em conciliar o sono, mas regularmente despertava aproximadamente às 3:00h e novamente às 5:30h, e não conseguia voltar a dormir. Também relatou ter ouvido uma voz falando com ele, dizendo-lhe que se matasse enfiando uma faca na barriga.  Ele identificou a voz como sendo de seu avó, que morrera há 4 anos, de derrame, e ouviu essa voz durante todo o mês anterior.
          A mãe de S corroborou seu relato com as observações dela e acrescentou que tudo começou há aproximadamente 6 meses e foi piorando progressivamente. Há quatro meses ele começou a roubar dinheiro dela, tornou-se muito desobediente e tinha acessos temperamentais. Durante as 2 últimas semanas tem relutado em ir para a escola e, lá estando, chora o tempo todo. Ela também relatou que ele ficou muito preocupado com a separação dos pais, 2 anos antes, e se achava culpado. A professora relatou a ela que sua atenção estava diminuindo rapidamente e que ele se separava dos amigos e mostrava-se bastante apático.

          Discussão:    

                              Este caso ilustra que um epísódio depressivo maior, idêntico ao visto em adultos, pode ocorrer numa criança pré-púbere. Há um humor deprimido persistente (sente-se triste e mal), perda do prazer e sintomas depressivos associados, como ideação e impulso suicidas, perda de energia, hipoatividade (mostra-se bastante apático), distúrbio do sono, culpa inadequada e concentração diminuída. A subclassificação "com aspectos psicóticos" é feita devido a presença de alucinações auditivas, embora não esteja claro se a criança reconhece que a voz é um produto da sua imaginação, o que indicaria teste de realidade intacto e, portanto, estritamente falando, ausência de aspectos psicóticos.
                              Embora neste caso haja também um distúrbio de conduta (roubo e desobediência) e recusa à escola, esses aspectos associados são considerados específicos da idade e não indicam a necessidade de um diagnóstico adicional, como distúrbio de conduta.
                              Diagnóstico do DSM-III-R:
                              Eixo I: Depressão maior, episódio isolado, com Aspectos psicóticos

obs: exemplo retirado de Kaplan, Harold I. - Compêndio de Psiquiatria/ Harold I, Kaplan, Benjamim J. Sadock; trad. Maria Cristina Monteiro, Daise Batista. - Porto Alegre: Artes Médicas, 1990 - pág. 703

          Pneumatologia - Pneumaterapia: Eis um exemplo de como se trata em emergência ou consultório um caso clínico. Embora o relato revela coisas do mundo espiritual e que, provavelmente, seriam a causa dos distúrbios desenvolvidos por S.  Em nenhum momento na classe médica discute-se coisas "sobrenaturais". Tudo deve ficar dentro do escopo da psicologia/psiquiatria.

          A voz identificada como a de seu avó morto há 4 anos é de suma importância mas relevada no atendimento convencional. O horário que a criança desperta 3:00h também é bastante relevante no reino espiritual. A mudança de comportamento - desobediência e roubo - são coisas de suma importância como demonstração de que a criança fora influenciada e já não anda em seu espírito humano, suas emoções e seu corpo de forma normal. Seria necessário aí uma intervenção no homem espiritual. Pois a parte relativa a alma (emoções) a psicologia atende bem. Somente com o atendimento psicológico esta criança teria muitas dificuldades a enfrentar. Mas, usando a Pneumaterapia, esta criança seria atendida de forma completa, sendo cuidada no espírito, nas emoções e no corpo físico. O alívio seria conseguido em pouco tempo, isto é, se não fosse conseguido instantaneamente como no caso relatado como exemplo 1 - Pneumaterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário